Reservas
Sustentabilidade
Para além de um empreendimento turístico de destaque na região, a Casa de Lobos aposta igualmente pelo menor impacto ambiental:
- Utilização de energias renováveis com recurso a painéis solares térmicos e geotermia:
- A geotermia é um sistema de aquecimento/refrigeração, que aproveitando a temperatura constante da terra garante a climatização no interior das instalações, com calor para o inverno e frio para o verão. Serve também de apoio ao fornecimento de água quente, quando no inverno os painéis não aquecem o suficiente.
- O painel solar térmico aquece a água que circula no seu interior por acção direta dos raios de sol, obtendo água quente sanitária.
- A eletricidade que consumimos é de origem 100% renovável da cooperativa Coopérnico, com quem compartilhamos valores de cuidado pelo meio ambiente, criação de valor social, desenvolvimento local, transparência e integridade.
- Restauro da casa principal e construção dos bungalows a pensar na alta eficiência energética com base num bom isolamento térmico nas paredes e janelas, de modo a reduzir o consumo na climatização.
- Reutilização dos excedentes de água quente que são encaminhados para a piscina.
- Tratamento da água da piscina realizado através do sistema de eletrólise de sal: um novo conceito de tratamento que melhora a qualidade da água (não produz cloraminas que irritam olhos e pele, são as causantes de cheiros e sabor a cloro) e evita a manipulação de produtos químicos.
- Aproveitamento das águas residuais e pluviais no sistema de rega.
- Separação de resíduos em origem para uma melhor reciclagem, e tratamento de resíduos orgânicos através do sistema de compostagem.
- Redução do consumo eléctrico, utilizando: detectores de presença para ligar as luzes; lâmpadas do tipo LED para iluminação; televisores e computadores com ecrãs de LED; usa-se um único computador para 4 usuários simultâneos na área de uso público e um com 2 usuários na recepção. Além disso medimos periodicamente o consumo por zonas do empreendimento, para tentar minimiza-lo.
- Organização de ações a favor da natureza. Nomeadamente a comemoração anual do Dia da Árvore, com a reflorestação à entrada de Cambeses em ambiente lúdico e pedagógico, que em 2014 e 2015 contou com a colaboração da Quercus, AMO Portugal, escuteiros, Projeto Raízes entre outras entidades públicas e privadas.
- Mentalização da equipa para atuar sempre o mais ecologicamente possível nas ações do dia a dia. Alargando esta medida aos nossos hóspedes com os ecoConselhos distribuídos nas instalações, que animam a pensar no meio ambiente ao gerir os resíduos, tratar a água, reduzir o consumo, climatizar a estância, usar a eletricidade e reutilizar objetos.